É o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização.
O local projetado é de extrema segurança, pois abriga milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação.
Montados em um ambiente protegido contra acesso indevido, têm piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.
Contam com sistemas de última geração para extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumaça e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos.
O acesso é controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, o monitoramento permanente, o acesso por porta-eclusa.
Ar-condicionado de precisão, com monitoramento constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos.
Ambiente operacional monitorado permanentemente, em todos os aspectos, físicos e lógicos.
O suprimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta (também comumente chamados de UPS ou no-breaks) de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. Datacenters consomem até cem vezes mais energia que escritórios comuns.
Comments